top of page

Startup reinventa a customização em massa de peças publicitárias para redes de franquia e agências


Em um mundo digital, onde a internet possibilita que conheçamos tudo sobre todos, cada vez mais o consumidor final deseja ser visto e reconhecido. Com isso, as demandas locais de empresas que atuam em rede, com a customização de peças publicitárias, são muito frequentes e merecem atenção redobrada.


E, no caso de customização dessas peças para redes de franquia, existe um verdadeiro exército de artefinalistas para finalizar todo esse trabalho que deve funcionar rápido, coordenado e com a maestria de uma orquestra sinfônica.


Os públicos são diferentes, é preciso atender a todos e, por isso, há a necessidade de adaptar artes finais constantemente. Receber o pedido de alteração de layout do cliente, analisar, acrescentar texto, tirar imagens, mandar para a revisão e por aí vai o serviço da agência de publicidade.

Isto normalmente se torna um fardo para a agência, de publicidade e a inteligência local de cada unidade, ao invés de naturalmente agregar valor à sua estratégia de marketing, acaba virando sinônimo de dor de cabeça e bate-voltas intermináveis para adaptação de peças.


Com o objetivo de reinventar a forma como a customização de peças é feita, a startup mineira Track Techno desenvolveu o aplicativo web Template Track . Nesta plataforma online, é possível disponibilizar os templates de todas as peças de branding, divulgação e operação das marcas que operam em rede em uma plataforma simples, e uma unidade da rede pode, lá na ponta, realizar as customizações com poucos cliques.


As possibilidades de customização são previamente definidas pela agência ou pelo marketing da rede, que pode controlar todas as possibilidades de edição do template. Com isso, a customização de peças como panfletos, cardápios, catálogos, cartões de visita, posts para redes sociais, banners, cartazes e o que mais a unidade local precisar, pode ser feita de forma simples e rápida, já que todos os elementos de design geral da rede ficam gravados na plataforma.


Outra preocupação fundamental ao dar esta liberdade de customização às unidades, é a segurança da identidade visual e da comunicação. Através de ferramentas de auditoria, todas as customizações realizadas pelas unidades do cliente dentro da ferramenta, são previamente moderadas por um ou mais responsáveis pela aprovação da arte final, através de poucos cliques, o que garante que a qualidade e a padronização da marca sejam mantidas, e proporcionando maior agilidade no processo.

Sérgio Martins, proprietário da Carvalho Martins Comunicação, testou a ferramenta em alguns de seus clientes. Com a experiência de mais de 12 anos atendendo a redes de franquias de diversos segmentos, ele afirma que essa solução foi criada exatamente para resolver, de forma simples e inteligente, a questão de customização de peças para franquias ou filiais. “O padrão gráfico e todas as características de branding design da marca da franqueadora são mantidos. É um software on cloud de navegação instintiva, feito para franqueados que não dominam softwares gráficos” – conclui.


A rede de escolas de idiomas Number One já trabalha com este tipo de automação digital. Em poucos meses de uso, mais de 800 peças foram customizadas pelas escolas e aprovadas pela agência. A rede conseguiu dinamizar a produção de conteúdo local de comunicação, e permitiu que suas escolas pudessem gerar mais negócios, através de novas parcerias com o comércio local, e da comunicação mais alinhada às diferentes realidades e estratégias locais, tudo dentro dos limites estabelecidos pelos princípios da marca.



Além disso, permitiu que a agência de publicidade da escola pudesse concentrar seus recursos em inteligência criativa e em estratégia de marketing, produzindo mais de 30 novas campanhas e redistribuindo, para a rede toda, os cases de sucesso das unidades locais.

Saiba mais sobre customização de peças em www.templatetrack.com Website: http://www.templatetrack.com

Fonte: Revista Exame – http://abr.ai/2fi85wj

bottom of page