Até onde vai a liberdade de personalização de templates? Veja o case da Pizzaria Pomodori.

Algumas redes de negócios que adotam o Template Track na automatização e controle de suas peças de comunicação costumam se perguntar até que ponto deve-se dar liberdade criativa aos seus usuários. Normalmente há um temor de que artes com possibilidades muito abertas de customização não serão bem utilizadas pelos usuários, que estes não têm a condição ideal de construir textos e discursos de qualidade, afinados com o posicionamento de mercado da matriz. Sim, esse é um fato que deve ser levado em consideração quando se tratam de peças institucionais, mas há possibilidades que podem ser interessantes em ações promocionais.

Veja esse caso da Pomodori Pizzaria, a maior rede de pizzarias da região metropolitana de Belo Horizonte, cliente da Track Techno que utiliza tanto a Extranet Track quanto o Template Track. Após receber diversas demandas de franqueados para liberação de artes customizáveis no Template Track com diversos temas de interesse muito local, a Carvalho Martins Comunicação, que faz a gestão da comunicação de marketing da Pomodori, resolveu liberar para os franqueados da rede uma coleção de artes no Template Track cujos textos fossem 100% customizáveis. Uma coleção de artes com opção de fundo amarelo ou branco, composta de cartazes, flyers e posts. A questão era: será que os franqueados utilizariam essa liberdade com responsabilidade? Afinal, até então, as artes utilizadas pelas franquias Pomodori no Template Track possuíam apenas algumas poucas opções de customização, como endereço e um ou outro elemento promocional.

Exemplo de uma das artes disponibilizadas:

O resultado foi muito interessante, e representou um grande ganho para os franqueados: de uma mesma coleção, surgiram várias peças com abordagens promocionais diferentes. Veja alguns exemplos:

A criatividade dos franqueados foi estimulada e todos saíram ganhando: algumas promoções criadas pela rede e ideias que surgiram entre os franqueados se tornaram parte da estratégia da franqueadora, entrando para o calendário promocional da marca.

Ao utilizar o Template Track em sua rede, pense nisso: com peças que trazem opções mais livres de customização, os usuários não só resolvem suas demandas de comunicação local com mais autonomia e agilidade, mas também podem se tornar parceiros estratégicos através de sugestões novas e interessantes para o negócio. E assim, todo o sistema sai ganhando.

Facebook Comments