Comunicação local X nacional: reduza as tensões em sua rede de negócios

Sérgio Martins, diretor da Track Techno Software e idealizador do Template Track, acumula 25 anos de experiência no mercado da comunicação, sendo 15 anos atendendo redes de franquias como gestor de marketing através de sua Carvalho Martins Comunicação, de Belo Horizonte.

Neste período, Sérgio tem atendido redes diversas, de variados ramos, como educação, serviços, estética e alimentação. Em todas elas, há sempre um ponto de tensão: “Por mais que o franqueador (ou matriz) busque oferecer um inventário completo de peças publicitárias e promocionais para sua rede, sempre haverá, por parte dos franqueados, uma demanda por peças customizadas” – afirma Martins. Para o empresário, a tendência é que essa demanda cresça cada dia mais, pois o fator local se torna cada dia mais preponderante nas ações de comunicação de marcas globais – ou nacionais. “As novas gerações estão acostumadas a serem tratadas de forma singular, rejeitando a antiga massificação da comunicação das marcas que marcou as décadas passadas. Por isso, vemos grandes redes se adequando a características regionais, seja no portfólio de produtos, na maneira de prestar seus serviços e, principalmente, na sua comunicação regional”.

E COMO FICA O FRANQUEADO LÁ NA PONTA?

Nesse cenário, não é bom que o franqueado tenha impedida a sua liberdade de responder de forma ágil às oportunidades e demandas locais que se impõem à sua operação. Por outro lado, o detentor da marca (franqueadora ou matriz) precisa de fato ter o absoluto controle daquilo que sua unidade está promovendo, pois um desconto excessivo, ou um discurso promocional mal ajustado, pode trazer sérias consequências à imagem e ao posicionamento da marca naquele mercado. E depender de um ou mais arte-finalistas para atender cada demanda da rede é uma solução lenta e dispendiosa.

A SOLUÇÃO APONTA PARA A AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO

Para resolver esse dilema de forma ágil, independente e segura, a startup mineira Track Techno desenvolveu a plataforma Template Track. Além de disponibilizar peças gráficas e eletrônicas customizáveis, dentro dos padrões de design da marca a toda a sua rede, a matriz (ou franqueadora) passa a moderar todas as peças geradas pelos usuários da rede, sejam para impressão ou para veiculação na web. E ainda tem acesso a um painel com informações estratégicas sobre as atividades de cada unidade na plataforma, como utilização de peças por campanha e por período – dentre outros indicadores.

Apesar de começar a atuar no mercado recentemente, o Template Track já está sendo utilizado na gestão da comunicação de importantes redes, como Number One(Wiser Educação), Universidade Braz Cubas, Pomodori Pizzaria e Arranjos Express – dentre outras. Sérgio Martins reafirma que o Template Track não é somente uma plataforma inteligente de customização e gestão de peças de comunicação: é um gerador de novos negócios, pois abre novas possibilidades para dinamização da comunicação das unidades de uma rede. E é um aliado da matriz pois, via mecanismo de moderação, dá ao gestor da marca o total controle daquilo que sua rede está comunicando. Além disso, representa “um alívio para os franqueados ou gerentes de filiais, que podem resolver de forma rápida, segura e padronizada suas demandas urgentes de comunicação local” – afirma Martins.

Solicite uma apresentação do template Track para sua empresa. Envie um e-mail para comercial@tracktechno.com

Facebook Comments