top of page

A cocriação molda novas soluções de marketing para redes de negócios


Pessoas se unindo por interesses mútuos, ou focadas em criar algo de forma colaborativa, não é uma novidade. Pelo contrário, é a base da organização em sociedade. Por outro lado, quando isso acontece alterando a função exercida tradicionalmente pelos indivíduos desse grupo, aí sim temos um fenômeno merecedor de atenção e de uma definição conceitual.


É a chamada cocriação, em que processos criativos se tornam abertos incluindo pessoas de áreas diferentes de uma corporação e, até mesmo, consumidores.


Os autores C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy foram os primeiros a abordarem o termo, em 2004, com o best-seller “O futuro da Competição”. O livro serviu de base para conceituar o fenômeno que, graças à revolução tecnológica, estava acontecendo ao redor do mundo.


A tecnologia vivenciada no cotidiano é a chave para o atual incremento dos processos de cocriação 

Percebemos que hoje as ações colaborativas se organizam e ganham relevância cada vez maior através de diversas plataformas digitais. Tem sido assim desde o lançamento da Wikipedia, um dinossauro da cultura colaborativa, em que pessoas do mundo todo podem contribuir com a redação dos temas. Muitos outros exemplos se seguiram, como os aplicativos de carona e de trânsito, onde cada profissional recebe um score, e também as iniciativas na área empresarial como o Fiat MIO e o LEGO Ideas. Até mesmo na mineração o conceito vem rompendo barreiras, com o Mining HUB, ao unir empresas concorrentes para criar soluções que serão compartilhadas com todo o setor.


O Template Track como ambiente de cocriação 

Por sua vez, na área da comunicação de marketing há novidades em automatização de processos que incentivam o ambiente da cocriação, como o que tem ocorrido através de nossa plataforma Template Track


Ao trabalhar com essa plataforma para compartilhamento de templates de peças de publicidade editáveis, com o objetivo de manter a identidade da marca, a franqueadora (ou matriz) acaba por abrir também uma porta de criação de soluções para os dois lados, dando visibilidade às ideias dos gestores locais/franqueados.


Nossos clientes tem nos reportado um movimento interessante: a partir da disponibilização de templates com opções mais abertas de customização, alguns usuários do Template Track – no caso, gestores de franquias e filiais – começaram a personalizar essas peças com ideias e abordagens interessantes e inusitadas, revelando necessidades de comunicação local nunca antes detectadas pela matriz/franqueadora.


E assim, no momento em que o responsável pela moderação de peças na franqueadora analisa as peças geradas pelos usuários de sua rede no Template Track, aquelas boas ideias acabam sendo absorvidas pelo marketing da marca, transformando-as em ações para toda a rede e até em campanhas nacionais.


Essas modificações e ideias sugeridas pelos usuários no Template Track dão forma a uma cultura altamente colaborativa, o que para diretora de capacitação da ABF, Fabiana Estrela, é hoje imprescindível para o sucesso das redes de negócios. “Sem uma cultura de cooperação, não conseguiremos chegar aos crescimentos que gostaríamos de ter, e de fato ter unidades lucrativas para cada um dos franqueados ou multifranqueados.


E para construir essa cultura colaborativa, precisamos de uma comunicação muito mais objetiva, pragmática e respeitosa”, afirmou durante a palestra Pós-IFA ABF no dia 14 de março.

O próprio movimento Open Franchise, apoiado dede o início pela Track Techno, exemplifica esse novo modelo de colaboração e cooperação criativa para as redes de negócios. A colaboração é um dos pilares do Open Franchise, que ganha cada vez mais apoio e adesão no franchising brasileiro.


Quando os gestores locais/franqueados participam das estratégias e sentem que têm autonomia para resolver os problemas locais com menos burocracia, cria-se essa cultura em que todos se tornam mais responsáveis pelo sucesso da marca. 


E esse modelo é facilitado em relação à gestão de ações de marketing através do uso de ferramentas digitais que automatizam e controlam os processos – como o Template Track.


O que se percebe é que a cocriação revoluciona não apenas a forma de criação de produtos, serviços e soluções para os problemas contemporâneos, como também as relações entre os agentes envolvidos nesses processos, tornando-as mais horizontais, flexíveis e cooperativas.


E na sua rede de negócios? A cultura de cocriação já é uma prática? 

Por Sérgio Coelho Martins – consultor, empresário e gestor de marketing, CEO da Track Techno

Clique aqui e solicite um teste grátis do Template Track em sua rede!

bottom of page