Organização, estratégia e ação: tudo pronto para a Black Friday 2020?

Está chegando o dia mais esperado do ano pelos consumidores e muitas vezes também o mais conturbado para as empresas: a Black Friday.

Já faz alguns anos que a Black Friday tomou proporção mundial, competindo com datas comerciais de peso como Dia das Mães e Natal.

Apesar de ser uma ação global, muitas empresas no Brasil ainda perdem a oportunidade de colher todos os benefícios que a Black Friday pode trazer. Com um planejamento inteligente, transparência e ações certeiras na Black Friday o seu negócio pode atrair novos clientes, melhorar o relacionamento do público com sua marca e vender mais!

Dica para se planejar estrategicamente para a Black Friday

Uma boa dica para começar a se planejar é focar os esforços do seu negócio em:

  1. Não perder vendas quentes – antes;
  2. Liberar os estoques, atingir o máximo de vendas – durante;
  3. Atrair novos consumidores – antes, durante e após.

1 – Não perder vendas quentes antes da Black Friday

O consumidor já espera a grande data dos descontos e, a não ser que precise urgentemente do produto, ele geralmente aguarda a promoção para poder comprar. Por isso, é um grande desafio manter as vendas girando com o preço normal no período próximo à Black Friday.

Uma estratégia comumente utilizada pelas empresas que oferecem o desconto somente no dia da Black Friday, ou por poucos dias, é fazer um planejamento de marketing e vendas com antecedência, mas só divulga-lo na “última hora”. No seu plano, aborde todos os descontos e produtos, levando em consideração as expectativas dos consumidores, o seu estoque, os fornecedores e prazos. E lembre-se: seja transparente, ofereça descontos reais e relevantes.

Além disso, é importante manter a proximidade com clientes, constância e consistência nos materiais e conteúdos da sua marca que chegam até eles.

2 – Liberar os estoques, atingir o máximo de vendas durante a Black Friday

Feito o plano, é hora de colocar em prática. Várias marcas, produtos e descontos disputam espaço nessa corrida. E em meio a tantas opções, como diz o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Ainda mais em tempos de pandemia, em que a disputa pelo espaço digital está ainda mais acirrada, é essencial promover sua marca e seu produto/serviço com as melhores estratégias de divulgação.

De acordo com Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil, este ano a Black Friday tende a ser melhor do que nos últimos anos. “Vai ter um pico enorme. Tem um ambiente muito mais preparado e usuários mais informados. Hoje tem mais categorias que antes nem sonhávamos [no e-commerce]. Essa combinação faz com que a gente acredite que a Black Friday vai ser ainda melhor do que as edições dos anos anteriores.”

Atenção: é de extrema importância que o seu negócio esteja preparado para receber e atender o volume de consumidores aguardado para a data, seja no ambiente digital ou físico. Organize-se com antecedência, facilite o acesso aos produtos e a venda o máximo que puder.

3 – Atrair novos consumidores para o seu produto

Mesmo em meio à conturbada época de Black Friday, não deixe de garantir a qualidade da experiência de compra do seu cliente e o pós venda. É isso, somado à qualidade do seu produto que vai fazer com que ele retorne e recomende a sua marca mesmo quando não houver desconto.

Uma boa dica é relacionar o desconto a um cadastro/cupom, assim você consegue informações valiosas para ampliar a divulgação de conteúdos da sua marca a uma lista quente de contatos.

Como o Template Track pode ajudar a alavancar as vendas de sua rede na Black Friday?

O Template Track Brand Center oferece uma plataforma completa para o gerenciamento de campanhas da sua rede de negócios, com customização em massa de peças de marketing.  Por meio do Template Track, você garante maior organização, praticidade e agilidade para atender às demandas locais dos seus parceiros de rede de forma personalizada, mantendo a identidade da sua marca e da sua campanha em todos os territórios de atuação. É uma ferramenta completa, on cloud, que unifica e organiza a gestão dos ativos de sua marca.

Veja um exemplo prático de como essa ferramenta profissional de Brand Center pode alavancar suas vendas na Black Friday:

1 – Após fazer o seu planejamento de marketing e vendas para Black Friday, você define as peças que o marketing irá disponibilizar no Template Track, como: posts para redes sociais, cartazes, cupons, adesivos, etc.

2 – Uma vez que as peças estiverem prontas, você as parametriza na plataforma do Template Track definindo os espaços de personalização editáveis (textos e imagens) e as restrições de acessibilidade, distribuindo todo o seu material de campanha de forma organizada e padronizada a todas as suas unidades.

3 – Seus parceiros terão acesso rápido a todas as peças da campanha e poderão, na própria plataforma, fazer as personalizações autorizadas, melhorando assim a eficiência da divulgação local, através de ofertas e mensagens customizadas para cada realidade territorial.

4 – E, através da moderação de cada arte gerada, seu time de marketing conseguirá ter controle das ações e medir o engajamento das unidades com a campanha. Além disso, poderá acessar relatórios com informações estratégicas de ranking de uso de cada peça, campanha ou por unidade.

São muitas as oportunidades que um evento da dimensão da Black Friday pode gerar. Com organização, planejamento e um Brand Center robusto e confiável como o Template Track, sua empresa pode aproveitá-las e crescer cada vez mais.

Sucesso e boas vendas!


Ainda dá tempo de implantar o Template Track em sua rede e turbinar os resultados da Black Friday! Solicite aqui um teste grátis.