As lições de 2020 e como avançar na promoção de sua marca em 2021

Para garantir um ano de sucesso e crescimento é essencial planejar as ações de sua rede de negócios com antecedência. Afinal, é com uma estratégia bem conectada de ponta a ponta e o planejamento de longo prazo que conseguimos colher resultados duradouros e ser cada vez mais competitivos.

O ano de 2021 já está às portas. E com ele, grandes desafios. Precisamos estar prontos para encará-lo com todas as nossas forças. O marketing está à frente dessa batalha e é o responsável principal por passar as coordenadas para que todos os atores de sua rede avancem junto e em perfeita harmonia.

Hora de agir!

1 – Alguns dados de 2020 que apontam tendências para 2021

Um dos primeiros passos para montar o seu planejamento anual de marketing é saber aonde se está pisando, conhecer ao máximo as particularidades de seu mercado de atuação. E para nos preparar para o ano de 2021, tivemos em professor daqueles: 2020.

As marcas que sobreviveram às adversidades do ano de 2020 podem se considerar vencedoras. Um ano desafiador, de muito aprendizado e muitas transformações.

Da pandemia, uma crise global. E como toda crise traz grandes mudanças, desta surgem novas formas de se relacionar, de consumir e viver. Em poucos meses o digital tomou conta do mercado. Trabalhar, estudar, reunir e comprar foram alguns dos comportamentos que passaram a acontecer principalmente no universo online.  

Veja esses dados:

  • De acordo com pesquisa do Mercado Livre, durante os oito primeiros meses da pandemia houve um aumento de 45% no número de novos compradores online comparando com o mesmo período do ano anterior.
  • A segunda-feira (30), primeiro dia útil após a Black Friday 2020, os Correios atingiram o maior volume de encomendas já postado em um dia, em toda a história da empresa, com mais de 2,2 milhões de objetos postados. Isso representa um incremento de 13%, se comparado ao ano anterior.
  • Sobre o trabalho em casa, a pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração) aponta que 46% das empresas adotaram esta estratégia para manter o funcionamento durante a pandemia.  

Estes e outros dados mostram que pessoas e empresas precisaram se adaptar rapidamente para sobreviver. E esse, meu amigo, é o que chamam de “novo normal”.

Desde o início da pandemia, os usuários do Template Track Brand Center priorizaram a utilização de peças personalizadas para veiculação na Web (como posts, stories e banners digitais) na comparação com as peças para impressão. E isso foi decisivo para aumentar a presença das marcas em seus mercados regionais, com mensagens e ofertas diferenciadas por região.

2 – A concorrência está “on”

Diante desse novo panorama, é importante manter um olho na concorrência, checar sempre o que tem funcionado ou não por lá. A concorrência também é uma escola que tem muito a nos dizer sobre o mercado. Como, quando, onde eles estão atuando? Houve mudança de estratégia ou de posicionamento? O que os consumidores estão falando sobre eles?

Muitas vezes é nessa pesquisa, na análise minuciosa da concorrência, que encontramos soluções e oportunidades para os nossos desafios. Ou descobrimos o que não fazer para evitar problemas!

O fato é que a concorrência está on: eles também estão estudando o seu negócio. Como você, estão em busca de inovação, tecnologia, automação, crescimento.

3 – Ouça seus parceiros de negócio

Conhecer a situação real de toda a sua rede parceira é muito importante para definir os próximos passos e ações do seu planejamento de marketing. Acredite: quem está na ponta tem muitas informações valiosas para o sucesso do seu negócio.

É na ponta que o contato com o cliente final está mais próximo, ali é possível entender melhor as necessidades desse cliente e como é a relação dele com o seu produto/serviço.

Tenha um canal de comunicação eficiente com cada uma das unidades parceiras. Assim você consegue não só transmitir o posicionamento, os diferenciais e as ações da marca com mais controle e agilidade, como ter um feedback frequente e confiável das demandas locais. Dica: se você ainda não organizou a comunicação de sua rede, não deixe de conhecer a Extranet Track.

Pronto para avançar?

Ainda há tempo de planejar um road map 2021 para sua rede. Organize as estratégias, crie e divulgue junto à rede um cronograma mensal de ações com especial atenção à comunicação digital. Isso não quer dizer que você tenha que abrir uma loja online mas, sim, contar com ferramentas e ações digitais para o bom funcionamento e o crescimento de sua rede

Com a marca estruturada, o planejamento de marketing definido e processos de comunicação eficazes em sua rede, você tem tudo o que precisa para alcançar os objetivos e superar as metas para 2021.

Descubra como o Template Track e a Extranet Track podem ajudá-lo a começar o ano de forma mais organizada e a executar com excelência o seu planejamento anual de marketing.

Tenha um excelente 2021!

Facebook Comments