É necessário planejar apesar das incertezas

Nos últimos anos aprendemos que, mesmo estando por dentro das tendências, com tantas mudanças ocorrendo quase que diariamente, planejar de forma estratégica e eficaz tem se tornado uma tarefa ainda mais desafiadora para as corporações de todo o mundo. A pandemia da Covid-19, com suas ondas que sobem e descem como um mar revolto, voltam a trazer incertezas para o ano de 2022. Mas apesar de tudo isso, é possível e necessário que as corporações analisem os cenários e tracem planos de forma estratégica para o novo ano.

Confira as dicas que preparamos para você.

1 – MAPEAMENTO ATUAL

Faça uma retrospectiva dos últimos anos e fases da sua empresa. Invista em pesquisas internas e externas e análise de dados para diagnosticar com precisão qual é o atual momento que sua empresa vive.

É importante nesta etapa avaliar também a posição da sua empresa ante ao mercado, à concorrência e ao consumidor. É ideal ter um bom conhecimento também do seu atual consumidor para direcionar melhor os seus esforços de comunicação e vendas.

2 – DEFINIÇÃO DE METAS

Após diagnosticar o atual posicionamento da sua empresa no mercado, o seu ponto de partida,  é essencial também definir o ponto de chegada! Para onde você está indo?

Quais são as suas metas? Uma boa estratégia é definir uma meta geral para a organização e em seguida desdobrar em metas de cada setor, como marketing, vendas, etc.

E como saber se você está no caminho certo? Para isso é interessante definir quais serão os medidores ideais do sucesso da sua caminhada. Analise e selecione os KPIs a serem levados em consideração.

3 – FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE

Um dos grandes desafios, principalmente das corporações em rede é construir e manter uma identidade de marca forte em todos os seus territórios de atuação. E, tanto para se manter firme quanto para crescer em 2022, é de extrema importância dar atenção ao fortalecimento dessa identidade.

Revisitar a missão, a visão, os valores da empresa e fazer com que essa mensagem chegue em todos os pontos de comunicação da marca deve ser uma ação constante.

Primeiro internamente, depois externamente, toda a comunicação da marca deve ser coerente e alinhada.

Uma identidade fortalecida é base para decisões certeiras, desde a contratação de pessoas até a criação de campanhas de marketing e logística de vendas.

4 – PLANO DE AÇÃO

Com as bases firmes é hora de agir. Mas por onde começar? Um bom planejamento enumera bem as etapas a serem realizadas, os prazos de cada uma dessas etapas e os responsáveis por sua realização.

Monte um cronograma anual para cada uma das metas/áreas do seu planejamento, defina equipes responsáveis e liste uma a uma, as etapas de realização das ações.

5 – ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO

Como foi dito anteriormente, tudo muda o tempo todo, então não tem porque engessar o seu planejamento, não é mesmo? É de extrema importância fazer uma frequente revisão do planejamento, reunir as equipes, alinhar e, se for o caso, redefinir os percursos.

As corporações que já utilizam o Template Track Brand Center contam com informações e dados valiosos para construir o planejamento estratégico de 2022. Quem ainda não tem, já pode incluir no plano de 2022 e garantir muito mais controle da integridade da marca e identidade visual em todos os territórios de atuação, além de ter em mãos acesso a dados relevantes de todas as suas campanhas e peças de comunicação.

Descubra aqui como o Template Track vai acelerar o alcance das suas metas para 2022.

Facebook Comments