top of page

Saiba como entregar um ótimo trabalho e obter ganhos de produtividade e eficiência em sua agência.


Seja qual for o segmento de negócio do cliente, as agências de marketing são sempre cobradas por inovações, criatividade e atendimento rápido e eficaz.


E quando o cliente é uma rede de negócios, com várias unidades, em diversas localidades, solicitando demandas diariamente? Seu primeiro pensamento pode ser: “precisa ser uma agência grande, com bastante pessoal, para dar conta do recado”; ou “melhor nem atender, esse tipo de empresa deve ter um profissional de marketing para cada unidade”.


Se você teve algum desses pensamentos, aí vai uma boa notícia: com organização, planejamento e a ajuda de ferramentas específicas para facilitar a gestão da comunicação dos clientes é possível entregar um serviço de alto valor agregado, sem sobrecarregar seu time e ainda obter grandes ganhos de produtividade e eficiência na sua agência.


PRODUTIVIDADE X EFICIÊNCIA

Com o aumento do home office em 2020 devido à pandemia, o tema produtividade, que já era de grande relevância para agências de marketing, tornou-se assunto amplamente buscado e comentado, tanto por empresas como por profissionais das mais diversas áreas.


De acordo com o Google Trends, o termo “produtividade” atingiu o pico de popularidade nos meses de abril, maio e junho e se manteve em alta de pesquisas nos meses de agosto e setembro de 2020, no Brasil.


A produtividade está relacionada ao que se produz, à entrega, ao resultado. A produtividade também diz respeito ao controle que você tem sobre o seu tempo. Por isso a organização e o planejamento são essenciais para você visualizar todas as suas tarefas – ou , as tarefas do seu time – e atingir as metas de produtividade.


Já a eficiência diz sobre a forma como se chega aos resultados, o tempo, recursos e metodologia utilizados para realizar determinada tarefa ou atingir alguma meta. Se a empresa verifica que a utilização de um método ou ferramenta reduz o tempo de entrega das tarefas ou a qualidade do material entregue, por exemplo, pode-se dizer que estas práticas melhoram a eficiência dos processos. Quando se trabalha com foco na produtividade é interessante tanto para a empresa, quanto para o colaborador o ganho em eficiência: mais resultados são entregues em menos tempo. Logo, concluímos que a eficiência contribui com a produtividade.


Veja como essa união de eficiência e produtividade se reflete em vários níveis no contexto das agências de marketing:

Livre de pressões e de um cronograma apertado, seu time tem mais tempo e tranquilidade para abusar da criatividade. Mas para proporcionar este ambiente criativo é preciso uma estrutura que funcione com um planejamento que atenda os prazos do cliente.


Uma ferramenta que automatize alguns processos da agência pode ser de grande ajuda para essa estruturação, pois permite que as pessoas da equipe acumulem menos tarefas. As pessoas são mais eficientes quando focam em apenas uma tarefa e ao tentar fazer multitarefas elas podem bloquear a criatividade, afirma Earl K. Miller, Professor de Neurociências do Institute for Learning and Memory no Massachusetts Institute of Technology, para o New York Times

Quanto mais produtiva e eficiente for a sua agência, mais entregas conseguirá realizar e em menos tempo. Com as peças de comunicação visual dos clientes organizadas e armazenadas em um Brand Center na nuvem fica mais fácil acessar e distribuir os conteúdos para personalização de forma controlada.


Além da unidade de comunicação, você garante agilidade de atendimento ao cliente e às suas demandas locais.

Como dito acima, quando se é produtivo, gasta-se menos tempo e/ou recursos para realizar mais entregas. A empresa produtiva está estruturada para gastar menos gerando mais resultados de qualidade.


Uma ferramenta como o Template Track facilita e organiza a gestão de comunicação do seu cliente de tal forma que, mesmo que sejam muitas as unidades parceiras atendidas pela rede, você conseguirá atende-los sem precisar contratar muitos profissionais ou contar com profissionais qualificados em todas as unidades. O que garante economia para a agência e para o cliente.

Por último, uma questão bem óbvia: quem não quer uma agencia que faz mais, em menos tempo e com mais qualidade? A eficiência e a produtividade são vitais para a agência conquistar e encher os olhos dos clientes.


Gestores das grandes redes de negócios buscam profissionais de marketing que não só compreendam as complexidades da gestão da marca neste tipo de corporação, mas que ofereçam soluções inovadoras para seus desafios de comunicação.


Como diz Philip Kotler, “O marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas”. Mais uma vez percebemos a vantagem de contar com o Template Track Brand Center: ao disponibilizar um espaço no qual as unidades parceiras do cliente podem personalizar as peças publicitárias e baixar campanhas criadas pela agência, é possível dar mais autonomia a elas e, ao mesmo tempo, desafogar a equipe de marketing.


Assim a sua equipe fica focada e tem mais êxito na criação de estratégias inovadoras de marketing.

Solicite aqui um teste grátis do Template Track! E descubra as vantagens de tê-lo como aliado no dia a dia da sua agência de marketing.

bottom of page