top of page

Rede Netimóveis adota o Template Track e comemora resultados


Com 150 imobiliárias associadas em todo o Brasil e 23 anos de atuação, a Netimóveis é hoje uma das maiores redes de imobiliárias nacionais. Enfrenta como desafio diário manter uma marca forte, com aplicações adequadas pelas associadas. “Nas redes sociais, por exemplo, temos a página Netimóveis Brasil, em que as imobiliárias associadas sempre puderam compartilhar as publicações, mas sem a marca delas.


Além disso, contamos com inúmeros manuais e com um portal da marca, onde são disponibilizados arquivos abertos para cada associada baixar e incluir sua própria marca”, explica a especialista em design Ariadne Ribeiro, que é também responsável pela curadoria da marca.


Apesar do zelo que a equipe gestora de marketing sempre dedicou para garantir o uso e aplicação corretos da Marca da Netimóveis, nem todas as associadas possuíam programas de edição de imagem ou profissionais contratados para este serviço. “E mesmo quando tinham, a aplicação do logotipo nem sempre ficava adequada, pois faltava esse olhar de especialista”, acrescenta Ariadne.


Outro gargalo era o tempo gasto entre adaptação das peças pelas associadas e envio para aprovação por parte da Netimóveis. Normalmente, eram necessárias muitas intervenções/recomendações nas artes produzidas por cada associada. Para solucionar a questão, a equipe de marketing da Netimóveis partiu para a contratação de uma solução de automação de processos para unificar e controlar a produção de peças de marketing de toda a rede de associadas. E assim, em abril deste ano, contrataram a ferramenta digital Template Track, desenvolvida pela empresa mineira Track Techno Software.



Com estrutura robusta e linguagem amigável, o Template Track é um software on cloud que permite que os gestores de marcas de redes de negócios, de qualquer tipo, produzam templates editáveis – de peças gráficas ou para veiculação online – e os disponibilizem dentro da plataforma, onde os parceiros locais fazem as edições necessárias.


No caso da Netimóveis, cada imobiliária pode incluir a própria marca, fotos e informações sobre os imóveis oferecidos localmente. Completamente intuitiva, a edição de posts e peças gráficas é feita online dentro da própria ferramenta, sem necessidade de programas de edição de imagem como Photoshop, Illustrator ou qualquer outro. E a equipe gestora da marca faz a aprovação de cada peça gerada pelos associados, num fluxo mais rápido, uma vez que tudo acontece dentro da plataforma, gerando informações estratégicas.

Algumas das peças geradas no Template Track pelas imobiliárias associadas à Netimóveis

Suporte como diferencial

O suporte oferecido pela equipe técnica da Track Techno é bastante presente. “Um grande diferencial do Template Track é a proximidade com a gente e a sensibilidade de entender nossas ‘dores’ de cliente. Em um mundo cada vez mais digital, temos que tomar cuidado para não esquecermos das relações humanas. Posso dizer que, até o momento, temos sido ouvidos e atendidos pelo time da Track Techno”, comenta o Diretor Executivo de Marketing Netimóveis/BH, Leirson Arnes Cunha.


A capacidade de “entender as dores do cliente”, como diz Cunha, tem raiz na expertise do criador do software Template Track, o empresário Sérgio Martins. Ele atua há 21 anos como sócio da Carvalho Martins Comunicação, desenvolvendo ações na área de branding e gestão de marca para redes de negócio. Nesse período, teve em sua própria experiência o incentivo e inspiração para criar a ferramenta.


“Trabalhando com redes de negócio, franquias e distribuidores de vários segmentos e portes, percebia claramente a dificuldade dos detentores das marcas em unificar e controlar sua imagem em todos os mercados de atuação. Vimos aí uma oportunidade de desenvolver um software de automação de processos de marketing inovador, pioneiro no Brasil, com foco em aumento de geração de negócios a nível local.”, conta Martins. Com menos de quatro anos de mercado, a plataforma Template Track já conta com clientes em todo o Brasil, como Number One/Grupo Wiser, Aneethun, Sicoob/Cecremge, Universidade Braz Cubas, Casa X/Grupo SMZTO, dentre outros.

Resultados em expansão

Em cerca de 100 dias de contratação – de abril a julho/2019 – e com 18 coleções disponibilizadas, as primeiras 51 imobiliárias associadas realizaram 870 downloads de peças na base da Netimóveis no Template Track: de cartões de visita a artes para gráficas e para redes sociais.


Os números se traduzem em resultado real para a Netimóveis: “a ferramenta Template Track é muito intuitiva para os associados. Arrisco a dizer que o retrabalho de nossa equipe de auditoria interna foi reduzido em mais de 70%. Além do mais, tivemos um ganho de escala e na padronização em tempo recorde”, detalha Leirson.


Os ganhos são promissores e tendem a aumentar, uma vez que a ferramenta ainda está em implantação. Por ser algo totalmente inovador, a Netimóveis optou em disponibilizar o serviço para associadas em etapas. Primeiramente, 51 associadas tiveram acesso à plataforma online. Para garantir que até mesmo os logotipos das imobiliárias estivessem no mesmo padrão, a equipe de marketing também fez upload das imagens já na qualidade correta.


O que antes demorava no mínimo dois dias (em um cenário otimista), hoje pode ser feito em menos de um dia. Desde julho, a ferramenta começou a ser liberada nacionalmente. “O uso está em crescimento exponencial, pois tínhamos associadas que não faziam divulgação nenhuma e agora fazem diariamente graças ao Template Track. Nesses casos, saímos de 0 para 100% de utilização. Outros associados que já tinham o costume, posso dizer que, em muitos casos, mais que dobrou o número de postagens e de divulgação da marca”, comemora Leirson. A expectativa é que, até o final do ano, 80% das associadas estejam utilizando amplamente as peças e coleções disponibilizadas no Template Track.


Do outro lado

Se o time de marketing responsável pela gestão da marca Netimóveis tem em primeiro plano a preocupação de manter uma comunicação coesa, em um padrão de qualidade que mantenha a credibilidade do nome, na outra ponta, as associadas têm questões práticas como ajudar os corretores a divulgar os produtos de forma eficiente para fechar mais e mais negócios. Ter, então, acesso ao Template Track foi um grande diferencial oferecido pela Netimóveis, conforme explica Antônio Ramos, proprietário da Fox Imobiliária, que é a associada que mais customizou peças na plataforma: 70 nos primeiros dois meses de uso.


“Contar com peças de qualidade e linguagem padronizada facilitou a comunicação entre corretor e cliente, porque valorizou substancialmente os imóveis divulgados. Além disso, como não temos de criar nada aqui dentro, podemos dedicar mais tempo a estratégias de venda e também replicando esse material”, detalha Ramos. Até 6 de maio, quando começaram a usar a ferramenta, a imobiliária conseguia no máximo 14 curtidas por post no Instagram, com duas postagens por semana. Hoje, com postagens diárias criadas a partir do Template Track, aumentaram organicamente a métrica para 30 curtidas por post.


Para Leirson Cunha, que também é sócio da Cia Mineira de Imóveis, os benefícios se refletem tanto entre o público interno, quanto externo. “Os proprietários dos imóveis que tiveram seus imóveis divulgados nesses novos templates sentiram-se muito mais valorizados. Sentiram que, de fato, estamos fazendo um trabalho diferenciado. Para o público interno, ao oferecer peças de avisos, aniversários, etc. de forma uniformizada, demonstramos muito mais profissionalismo e, assim, tendemos a ter um sentimento de maior valorização das pessoas e a conseguir que nossa marca seja cada vez respeitada”, avalia Cunha.


Facilidade de operação

Ainda para ele, a facilidade de fazer a edição dos templates dentro da plataforma dá total independência aos associados: “Não precisamos ter uma pessoa só para operar a ferramenta. É tão prática que, com menos de uma hora de treino, qualquer um já tem capacidade de produzir 100% das peças de maneira autônoma.”


De tão intuitiva, Leirson conta que até sua filha Isabel, de apenas 10 anos, conseguiu manusear a plataforma. “Minha filha é muito antenada nessas questões tecnológicas e de criação e, por isso, me pediu para experimentar o uso da plataforma. Ela fez inúmeras peças e, inclusive, sugeriu alguns ajustes na ferramenta, que até já foram implementados”, finaliza ele.


Sua rede também pode construir um case de sucesso com o Template Track. Faça um teste gratuito. Acesse www.templatetrack.com

bottom of page