top of page

Como implantar ferramentas de automação em sua rede?


A automação é uma realidade que, a cada dia, ganha espaço e relevância na gestão de corporações que atuam em rede. Independente do porte ou do formato da rede (franquias, filiais, associados, etc.), essas empresas buscam desde simplificar processos até oferecer inovações e vantagens competitivas para se destacar no mercado.


No entanto, muitas empresas que adotam ferramentas incríveis de automação de processos em suas operações registram dificuldade de obter a plena adesão por parte dos parceiros de negócio, ou até demonstram dificuldades de entender todos os benefícios que a ferramenta oferece.


O Template Track é uma ferramenta de automação voltada para redes de negócios. Um Brand Center completo, que oferece padronização controlada de peças de marketing. Com a experiência de implantação em cada um dos nossos clientes, percebemos a importância de envolver toda a equipe da matriz, assim como os parceiros de rede, de forma criativa e efetiva em um novo processo de automação – seja ele qual for.


Reunimos aqui as melhores práticas em 6 dicas que, juntas, são de grande ajuda para o sucesso de implantação, lançamento e utilização de uma nova ferramenta de automação de processos em sua rede, como o Template Track. Confira:


1 – DESPERTE O INTERESSE E A CURIOSIDADE DE SUA REDE

A ideia aqui é criar uma estratégia de pré-lançamento da nova ferramenta de automação a ser adotada pela rede, de maneira que capture a atenção de todos os envolvidos para o que você tem a anunciar – time interno e parceiros de negócios. Antes de implantar qualquer mudança, seu time de marketing pode, por exemplo, planejar uma campanha interna baseada em teasers e despertar o interesse dos gestores das unidades de sua rede.


Cases de sucesso de redes que já implantaram a ferramenta são também uma ótima forma de encher os olhos da sua rede e fazê-la não só aceitar, como desejar a mudança: isso é utilizar o benchmarking como aliado!


A Netimóveis, uma das maiores redes de imobiliárias do Brasil, por exemplo, é um dos cases de sucesso de implantação e utilização do Template Track. O projeto de implantação do Template Track foi realizado no formato scale up, em duas fases: na 1a Fase, foi feita a inclusão de 51 imobiliárias (parceiros de rede). Na 2a Fase, abriu-se a possibilidade de inclusão de novas imobiliárias parceiras por adesão.


Uma campanha com videos, teasers e e-mail marketing foi liberada para as imobiliárias parceiras. O resultado foi uma adesão em massa com números expressivos: ao final do primeiro ano de utilização da plataforma, com uma média de 80 imobiliárias cadastradas, quase 9 mil peças de marketing personalizadas foram geradas pela rede Netimóveis no Template Track.

2 – FACILITE: DISPONIBILIZE TODAS AS INFORMAÇÕES DE FORMA PRÁTICA

Ofereça webinars, treinamentos, vídeos, cartilhas, atendimento personalizado e o que mais você puder para facilitar o entendimento e a utilização de uma nova ferramenta de automação por parte das equipes da rede.


Sempre que puder, estimule todas as unidades parceiras a utilizarem a nova plataforma. As pessoas em geral tem resistência ao novo e até mesmo certa preguiça de mudar. Nas palavras de Sérgio Martins – CEO da Track Techno, “o Template Track, como ferramenta de automação, muda conceitos, quebra alguns paradigmas. E quem lidera essa transformação de mindset é o time de marketing através de um projeto criativo e eficaz de comunicação interna”.


A rede de pólos EAD da Faculdade Newton Paiva (Newton Virtual), por exemplo, promoveu um evento em formato de Webinar para lançamento e tira-dúvidas do Template Track junto aos parceiros de cada pólo. Essa estratégia, aliada a algumas outras igualmente eficazes, como envios de e-mails marketing motivadores e didáticos, resultou na adesão de 100% da rede já no início do projeto.

3 – CANAL OFICIAL ÚNICO

Programe uma data de “virada de chave”, um Dia “D” em que, a partir dele, somente através da nova ferramenta será possível realizar aquela determinada tarefa, e agora de forma automatizada. No caso do Template Track, isso acontece com frequência: peças de marketing que eram disponibilizadas à rede até então em drives virtuais, sem qualquer possibilidade de personalização, passam a ser acessadas apenas através do Template Track a partir de uma data pré-determinada, e com a vantagem da opção de personalização na própria plataforma.


Caso sua empresa não cancele os antigos canais – aqueles utilizados antes da implantação da ferramenta de automação – correrá o risco de postergar a adesão de alguns parceiros de rede ao novo modelo de gestão automatizada de processos, incentivando a acomodação ou até a resistência de alguns parceiros em relação à nova ferramenta digital, enfraquecendo assim o processo de implantação plena da automação.


No caso do Template Track, redes como a Sicoob/Cecremge, por exemplo, programaram a virada gradual, mas bastante efetiva, dos processos de pedidos de peças personalizadas ao time de marketing para a nova realidade da geração automatizada por parte das cooperativas associadas via Template Track. E o resultado foi surpreendente: mais de 20.000 peças de marketing personalizadas pelas cooperativas Sicoob foram geradas no Template Track em menos de um ano.

4 – APROXIME E OTIMIZE: OFEREÇA RECURSOS PARA AS UNIDADES LOCAIS

Busque entender como a nova ferramenta de automação pode se tornar altamente relevante para sua rede. No caso do Template Track, há sempre a recomendação de que a matriz mantenha uma relação próxima com as unidades parceiras da sua rede, ofereça canais de comunicação eficazes e formulários que lhe permita entender melhor as atividades e demandas locais para otimizar o fornecimento e peças de marketing personalizáveis via plataforma: quais artes e peças eles demandariam mais? Quais peças eles sugerem?


Quais estratégias novas poderiam ser criadas para dinamizar a comunicação territorial das franquias, que antes da automação seriam impossíveis de serem criadas, e que poderiam agora ser desenvolvidas e oferecidas para a rede através do Template Track? Quando eles se tornam parte da plataforma, a adesão é imediata.


Um bom exemplo é a rede de escolas de idiomas Number One que, ao adotar o Template Track, disponibilizou para suas franquias diversas artes personalizáveis para ações de parceria a nível territorial (como academias, drogarias, colégios, etc.), atendendo de forma ágil e criativa uma antiga demanda da rede. E foram exatamente essas artes que motivaram quase que 100% dos franqueados a adotarem rapidamente o Template Track em seu dia a dia.



5 – MOTIVE: INVISTA EM AÇÕES E PREMIAÇÕES PARA ENGAJAR SUAS EQUIPES

Ao criar um programa de pontos e/ou premiações junto aos usuários da nova ferramenta de automação, você incentiva o engajamento da rede ao novo processo. É o conceito da gameficação aplicado ao uso de ferramentas de automação.


No caso do Template Track, por exemplo, existe a possibilidade da matriz liberar para seus parceiros de rede o acesso ao ranking das peças e campanhas mais baixadas na rede, bem como das unidades que mais utilizam a plataforma. Dessa forma, todos conseguem, por exemplo, verificar qual das equipes se engajou mais em determinada campanha ou ação de marketing. E isso pode se tornar um indicador para premiá-la e incentivar as demais.


6 – COMPARTILHE O SUCESSO DA SUA REDE

Divulgue os cases de sucesso da sua rede internamente. Compartilhe informações sobre as unidades que já estão utilizando plenamente o novo processo de automação, colha resultados, depoimentos, faça uma exibição de dados, gráficos que comprovem o sucesso das equipes, como elas conquistaram este sucesso e quais foram os ganhos que obtiveram.


A Aneethum, rede do segmento de cosméticos profissionais, bateu a marca dos 40 mil templates gerados nos dois primeiros anos de uso do Template Track. O CEO da empresa comemorou os resultados com toda a rede, reconhecendo o esforço e engajamento de cada franquia na promoção territorial da marca.

Resumindo:

com um bom projeto de lançamento para o público interno (parceiros da rede), aliado a estratégias criativas visando o engajamento de toda a rede no sucesso inicial do projeto, conhecendo e sabendo aproveitar todos os benefícios que uma ferramenta de automação de processos como o Template Track oferece, o sucesso da implantação na sua rede é certo!


Confira alguns de nossos cases na íntegra aqui.

bottom of page