top of page

Desafios das redes de negócios na padronização de marca na Era das IAs


Em uma rede de negócios – seja de franquias, filiais ou de outro modelo – é muito importante que a matriz crie parâmetros rígidos para propagar a marca de forma padronizada nos diferentes territórios de atuação.


Contudo, um dos grandes desafios é promover a marca de forma global, sem deixar de atender as demandas de comunicação territoriais das unidades da rede.

A ausência de uma resposta rápida e eficiente da matriz diante de uma demanda de comunicação local pode gerar insatisfação e ações independentes por parte das unidades, com potencial risco para a identidade visual e o posicionamento da marca.


Esse cenário se torna ainda mais preocupante com o boom do uso das Inteligências Artificiais (IAs) de criação de imagens, vídeos e textos. Hoje praticamente qualquer pessoa com acesso à Internet pode gerar imagens a partir de textos de forma fácil. Midjourney, Dall-E, Leonardo IA são alguns exemplos de softwares que já possibilitam essas criações.


O lado bom de tudo isso é a democratização do acesso a ferramentas que potencializam a criatividade.

Porém, quando falamos de gestão de marcas que atuam em rede, identificamos um problema: como garantir a padronização da identidade da marca em todos os territórios diante desse cenário desafiador?


Toda a comunicação de uma rede de negócios precisa estar alinhada à sua identidade visual, ao seu posicionamento e aos valores que sua marca vai traduzir em diferentes territórios de atuação ao longo do tempo. Se antes das IAs a Matriz já encontrava dificuldades para manter o controle sobre todo o material publicitário usado pela sua rede, depois delas a situação tende a ficar ainda mais descontrolada.


Diante desse quadro, a solução mais eficaz é contar com uma Central de Marca que permita uma gestão com total controle para a matriz, ao mesmo tempo que oferece mais liberdade e agilidade para as unidades resolverem suas demandas locais de comunicação.

O Template Track se apresenta hoje como a solução ma is adequada para este desafio. Prossiga com a leitura para saber mais.

Reduza os riscos de utilização de ferramentas de IA pelas unidades de sua rede.


Vimos que à medida que uma rede de negócios se expande, manter o controle sobre a comunicação se torna um desafio cada vez maior. Quando não há um atendimento eficiente às demandas locais, as unidades tendem a dar um “jeitinho” de resolvê-las ao seu modo. E com as novas facilidades oferecidas pelas IAs esse risco aumenta consideravelmente.


Manter o controle da sua rede é necessário, mas é preciso dar algo em troca: por que não a liberdade para as unidades de sua rede personalizarem suas peças de marketing em um ambiente 100% controlado pela matriz?

O Template Track Brand Center é atualmente a solução preferida por grandes corporações do mercado, que permite a automação dos processos de personalização e de controle de peças de marketing para redes de negócios que atuam em diversos territórios sob uma mesma marca.

Por meio desta Central de Marca, o time da matriz (ou sua agência) salva no sistema todo o inventário de peças gráficas e digitais da marca, definindo os locais da arte que podem ser personalizados pelas próprias unidades. Tudo de um jeito intuitivo e fácil.


O software possibilita total controle sobre tudo o que é personalizado pelas unidades, garantindo a padronização visual. O processo de aprovação da matriz na plataforma é bem rápido e eficiente.

Com o Template Track as redes de negócios vão declarar o fim da refinalização de peças, da ausência de padronização do material publicitário e da falta de controle sobre a comunicação local das unidades. Por outro lado, as unidades terão mais liberdade para criar peças de marketing de acordo com as suas necessidades, 100% dentro do padrão da marca.

E a plataforma ainda provê relatórios com dados estratégicos de uso de cada campanha e peça customizada no sistema, o que garante ações cada vez mais assertivas por parte dos times da matriz.


O resultado disso é um relacionamento mais sólido entre matriz e unidades da rede, bem como o fortalecimento da marca em todos os territórios de atuação.

O Template Track é reconhecido por ser extremamente simples, intuitivo, porém completo. Sendo assim, dificilmente as unidades de uma rede que utiliza esse sistema será tentada a recorrer às IAs para a realização de qualquer serviço de criação de peças publicitárias. Pois o Template Track já é uma solução suficiente por si só.

A sua rede terá a liberdade de promover uma comunicação global, com abordagem local e garantia de padronização visual.


Conclusão


Modernidade, praticidade, otimização do tempo, aumento da produtividade, personalização de peças, padronização da marca e respeito à identidade visual do seu negócio. Esses são alguns benefícios que você tem quando implementa o Template Track na sua rede.


O Template Track é a central de marca preferida pelas grandes marcas do mercado. Com ele é possível investir em uma comunicação mais assertiva na sua rede, potencializando a atuação da sua marca de forma global, mas sem negligenciar as demandas territoriais das unidades.

Por isso a adoção dessa solução minimiza bastante o risco de uso de ferramentas de IA por unidades de uma rede.

Algumas marcas em rede que já utilizam o Template Track: SICOOB, Unilever (Omo Lavanderia), CCAA, Mais1.Café, Solarprime, Shell Select, SEBRAE-SP, EletroZema – dentre outras.


Leve o Template Track para a sua rede de negócios hoje mesmo, clique aqui e agende uma demonstração.



bottom of page