top of page

Uma breve história do Template Track: inovação X precificação.


Em julho de 2016, no auge da crise econômica que abalou o Brasil, as franquias da rede de escolas de inglês Number One foram convidadas a testar uma nova forma de potencializar sua comunicação local, através da utilização do software Template Track. Esse teste fazia parte da estratégia de lançamento do software no mercado, desenvolvido pela Track Techno, empresa mineira de soluções web para redes de negócios.


Após desenvolver e testar a plataforma Template Track por cerca de 15 meses, Sérgio Martins, sócio da Track Techno e idealizador da plataforma, sabia que era hora de colocar o produto à prova, em uma rede de negócios real. E o empresário Marcio Mascarenhas, na época presidente da rede Number One, aderiu com entusiasmo ao projeto, enxergando no Template Track uma possibilidade de dinamização de geração de negócios pelas suas franquias, uma vez que a plataforma automatiza o processo de customização de peças publicitárias com agilização de processos, informação estratégica e controle por parte da franqueadora.


Durante quatro meses, quase 90% das mais de 100 unidades da rede Number One começou a gerar peças estrategicamente preparadas pelo Marketing da empresa, na época gerenciado pela Carvalho Martins Comunicação.


Sérgio Martins, que além de idealizador do Template Track é sócio da Carvalho Martins, acompanhou cada passo do período de testes oferecido gratuitamente aos franqueados Number One. O empresário sabia que, para que o teste fosse bem-sucedido, não bastava que o software não apresentasse bugs ou problemas técnicos. O mais importante era provar à rede Number One – e à sua própria equipe – que o Template Track é uma ferramenta geradora de negócios, que poderia contribuir decisivamente para a melhora da performance de vendas de matrículas nas franquias Number One, assim como em qualquer outra rede de negócios.


Para isso, a equipe da Carvalho Martins Comunicação desenvolveu peças customizáveis estrategicamente direcionadas para necessidades específicas da realidade local das franquias, como peças de marketing de guerrilha, para promover parcerias locais e de datas importantes do calendário promocional da rede.

Após o período de testes, na Convenção Anual da Rede Number One que ocorreu em outubro de 2016, Sérgio Martins apresentou aos franqueados alguns números animadores: em quatro meses de testes, a rede havia gerado 614 peças (gráficas e para web) na plataforma Template Track. Laura Teodoro, franqueada Number One do bairro Copacabana – BH, deu seu testemunho de como aumentou o volume e a frequência de suas matrículas utilizando de forma inteligente os recursos do Template Track (clique aqui e leia o testemunho de Laura). No evento, vários franqueados comentaram a satisfação com os resultados gerados pelo software.

Mas caberia a Sérgio Martins, ao final de sua apresentação, informar aos franqueados que o período de testes gratuitos terminaria. E, segundo decisão do franqueador, o valor mensal pela utilização do Template Track seria cobrado de cada franquia a partir de maio de 2017, via DC. Sérgio aproveitou o momento para testar a precificação e adesão dos franqueados ao produto, informando que o valor cobrando mensal pela utilização do Template Track por cada franquia seria de R$129,00. Não se ouviu nenhuma reclamação. Em seguida, Sérgio informou que era uma brincadeira e que, de fato, pagariam menos de um terço disso. Ao terminar sua apresentação, duas franqueadas o abordaram dizendo que “pagariam os R$129,00, pois reconheciam o valor do Template Track”.


Preço é medida de valor.

Muitas redes, principalmente de franquias, enxergam barreiras ou dificuldades em oferecer aos seus franqueados novas soluções que demandam novos custos. Neste contexto, a Track Techno, ao desenvolver o Template Track, já tinha a consciência de que precificar esse software não seria nada fácil. Ainda mais por se tratar de um serviço inovador, que ainda não possui uma referência no mercado.


Mas a automatização é um processo evolutivo, que dificilmente ocorre sem quebra de paradigmas.

Assim, a empresa chegou à conclusão que a melhor maneira de mostrar os benefícios do Template Track a qualquer rede de negócios seria através da concessão gratuita de um período de testes, incluindo neste teste os usuários (franqueados ou filiais) – que são altamente beneficiados pelo Template Track.


E orientando a matriz a oferecer, neste período, peças relevantes para geração de negócios por parte de suas unidades. Pois, só após toda a rede utilizar o produto, é que os usuários da ponta passam a reconhecer o seu real valor, e entendem que o custo mensal a ser pago, semelhante ao de um lanche no Mac Donalds, é de fato muito pequeno frente ao benefício gerado.


Quer fazer um teste do Template Track em sua rede de negócios? Fale com a gente: contato@tracktechno.com

bottom of page