top of page

Portas fechadas, mente aberta.


Em março de 2020, quando o Brasil registrava os primeiros casos de Covid-19, a maioria das pessoas e empresas foram pegas de surpresa e obrigadas a transformar completamente hábitos e modus operandi para sobreviver.


Um ano depois, nos vemos ainda em crise, a vacinação avança lentamente, ondas severas da doença vêm e vão nos estados, gerando instabilidade e temor principalmente aos comerciantes, que ficam “à mercê do Lockdown”.


A dura verdade é que, a essa altura, as corporações que sobreviveram ao ano de 2020 – que não se enquadram nos considerados serviços essenciais – das duas, uma: ou se adaptaram ao novo cenário mundial e fizeram da crise uma oportunidade para se reorganizar estrutural e digitalmente; ou estão vivendo dos breves momentos de fôlego quando o comércio reabre, e da esperança de que o movimento volte ao “normal”.


Em termos de comunicação de marketing, muitos empresários mantiveram a mente aberta, mesmo com as portas fechadas durante os períodos mais duros de lockdown. Assim, encontraram oportunidades criativas para sustentar e alavancar o seu negócio, reorganizar suas equipes e sua comunicação interna apostando em soluções digitais inovadoras.


Estes empreendedores já passaram da fase de lamentar a cada decreto governamental a respeito da autorização de funcionamento dos serviços e de fato tem conseguido sobreviver e prosperar nesse novo normal no lockdown”.


NEM SÓ DE E-COMMERCE VIVE O DIGITAL

Quando afirmamos que aquelas empresas que aproveitaram o momento crítico para evoluir no digital se adaptaram melhor à atual situação do mercado, não estamos sugerindo que elas simplesmente passaram sua loja física para um e-commerce e pronto. Afinal, uma estratégia digital eficaz deve envolver outras plataformas que necessitam de planejamento em conjunto como: atendimentos via chats ou bots, catálogos online, uma melhor gestão das redes sociais, ferramentas de Inbound Marketing, etc.


E no caso de redes de negócios, que operam com diversas unidades espalhadas por diferentes cidades – e realidades – do país, o “combo Template Track + Extranet Track tem se tornado um recurso de grande valor estratégico.


“A necessidade de se comunicar força as empresas e se organizarem” – Linda Putnan

Com a necessidade de manter os times das empresas em home office, a comunicação entre os colaboradores deve ser ainda mais organizada, com fluxos controlados e auditados, para que tudo flua perfeitamente no digital.


A Extranet Track proporciona as ferramentas necessárias para controle e gestão interna da comunicação: sistema de atendimento, mensagens intragrupo, distribuição de arquivos por permissão e gestão de atividades.


Já o Template Track é um brand center completo, referência no mercado brasileiro, que garante padronização das peças de marketing da rede com possibilidade de personalização por cada unidade, permitindo à matriz armazenar e disponibilizar todos os ativos da sua marca on cloud, com ganho exponencial de agilidade para atender às demandas de comunicação territorial das unidades.


As redes de negócios que tem mantido sua capacidade de sobreviver mesmo nos períodos mais desafiantes de lockdown – e até crescer em meio a essa pandemia – possuem como características básicas a mente aberta para constante inovação e a busca por soluções que aumentem sua performance de forma criativa e descentralizada.

Sérgio Martins – CEO Track Techno Software

bottom of page